Vinho branco mais rico em antioxidantes
Embrapa Uva e Vinho e Vinícola Garibaldi lançam rótulo com até quatro vezes mais resveratrol do que o encontrado nesse tipo de bebida
Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br
17/06/2008
Numa parceria com a Vinícola Garibaldi, a Embrapa Uva e Vinho lança hoje à noite em Garibaldi, na serra gaúcha, um vinho branco com uma quantidade de três a quatro vezes maior de antioxidantes (sobretudo resveratrol e quercitina) do que a normalmente presente nesse tipo de bebida. Trata-se do vinho branco seco Lorena Ativa Acquasantiera (veja imagem), do qual foram elaboradas 20 mil garrafas. A bebida quer conquistar o consumidor com um apelo saudável semelhante ao dos vinhos tintos, que, em média, têm cerca de dez vezes mais resveratrol do que os brancos. Aos antioxidantes, são atribuídos (às vezes de forma exagerada) uma série de benefícios à saúde, especialmente na prevenção de problemas cardíacos.
Os trabalhos que levaram ao desenvolvimento do vinho branco rico em antioxidantes foram coordenados pelo pesquisador Mauro Zanus, da Embrapa. “Uma das maiores dificuldades foi obter um vinho com mais antioxidantes, mas que não tivesse seu paladar alterado”, afirma Zanus. Os experimentos demoraram 4 anos para serem concluídos e envolveram a adoção de três tecnologias criadas pela própria Embrapa: o emprego da variedade de uva aromática BRS Lorena (fruto do cruzamento da vinífera Malvasia Bianca com a híbrida Seyval): a utilização de um processo de vinificação inédito para obter vinhos brancos (o grande diferencial do projeto): e a utilização de uma levedura especial no processo de fermentação.
- O adeus de Robert Mondavi
- O ranking do sobrepreço