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Política editorial

A visão que norteia o jornalismo feito pelo JV

Marcos Pivetta/Editor do Jornal do Vinho

Publicado em 20/02/2006

Jornal do Vinho é um site jornalístico independente que se propõe a cobrir o mundo dessa deliciosa e fascinante bebida em seus mais variados aspectos, sem discriminação da cor e da nacionalidade do líquido que está no copo. É claro que a principal razão para se escrever sobre vinhos é evocar o prazer que bons tintos e brancos nos proporcionam à mesa, ao lado de um bom prato, no convívio com familiares e amigos queridos. Mas o vinho é mais do que consumo hedonista. É história, geografia, medicina (na saúde e na doença, como diria o padre), cultura, economia e negócio (para o bem e para o mal). Para usar uma expressão gasta, vinho é arte e ciência. Por isso, todas essas facetas do vinho podem (e vão) ser alvo dos textos do site.

Por gosto pessoal, e devido à minha atividade principal como jornalista da área de ciências, com ênfase na divulgação da pesquisa nacional (veja Quem somos), estudos, trabalhos acadêmicos ou tecnológicos relacionados ao mundo do vinho serão constantemente abordados no site. Também será dado destaque aos produtores brasileiros de vinho, mas sem ufanismo ou idolatria, visto que isso não leva a lugar nenhum. Tratar o produtor nacional com respeito e incentivar a procura pela qualidade, sim. Passar a mão na cabeça dele e defender reserva de mercado, não. Todos sabemos que o vinho nacional melhora, mas há muitos problemas a ser enfrentados — e um deles é o preço. Aliás, justiça seja feita, todo e qualquer vinho, independentemente de sua procedência, custa caro no Brasil. É comum um tinto argentino ou chileno (e mesmo europeu) sair bem mais em conta nos Estados Unidos do que aqui.

Por fim, algums linhas sobre a relação das partes editoral e comercial do site. Jornal do Vinho não vende sua cobertura jornalística, tampouco sua opinião. Vende anúncios publicitários para empresas ligadas ao mundo do vinho (ou não). Mas uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa, como diria o filósofo de botequim. Anunciantes não serão privilegiados na cobertura do site. E empresas não-anunciantes não serão barradas da cobertura jornalistítica. Ganha espaço no site quem, de alguma forma, produzir informação que, a meu ver, seja notícia. Na internet, onde publicidade e jornalismo se parecem cada vez mais como irmãos gêmeos, o site sempre discriminará os anúncios publicitários com as palavras “Publicidade” ou “Anúncio”. É importante que o leitor/internauta saiba se está vendo um texto ou material de origem editorial (jornalística) ou publicitária.

A opinião do Jornal do Vinho está expressa unicamente em artigos assinados por mim, Marcos Pivetta. Textos de outros autores não refletem necessariamente a opinião do site.

Dito isso, boa leitura aos eventuais internautas.

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