JV

Um site para ler com moderação

No Press Releases do Vinho você lê os press releases que muitos publicam como se fosse jornalismo

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

18/05/2009

Hesitei muito em criar o Press Releases do Vinho, um site separado do meu www.jornaldovinho.com.br, onde passo a republicar, sem qualquer edição, os press releases que as assessorias de imprensa de importadoras,lojas, escolas e produtores de vinho mandam para o meu email. Mas finalmente tomei a decisão e vou tentar justificá-la.

Para quem não sabe, press release é uma expressão emprestada da língua inglesa que designa o material de divulgação que as assessorias de imprensa mandam para os jornalistas na esperança de arrancar algumas linhas de cobertura (favorável, é claro) sobre seus clientes. Nada tenho contra as assessorias de imprensa e os press releases, que podem ser uma das fontes de informação do trabalho jornalístico, mas não a única fonte. Afinal de contas, o trabalho do assessor de imprensa pode ser tão honesto e legítimo (ou não) quanto qualquer outro. Depende de quem o faz. Contudo, os textos de divulgação preparados pelas assessorias não devem ser confundidos com jornalismo minimamente independente. Não podem ser publicados como se fossem matérias jornalísticas e, assim, ludibriar o leitor.

E é justamente aí que reside um problema que se acentuou nesses tempos de internet. Antigamente, na era pré-web, a prática condenável de publicar press releases na íntegra (ou quase) era restrita aos maus jornalistas que trabalhavam na imprensa, no rádio e na TV. Hoje, como felizmente ficou acessível a todos criar o seu próprio pequeno veículo de comunicação (um site nada mais é do que um veículo de comunicação), o que era um mau hábito de uma parcela dos jornalistas transformou-se num péssimo vício encampado sem pudores por um número expressivo de donos de sites. Inclusive donos de sites sobre vinhos. Agora há toda uma geração de jornalistas, de gente que se diz jornalista, de quase-jornalistas, de produtores de conteúdo em geral que exercem a nada nobre arte do copy and paste. Do copiar e colar. Às vezes, sem nem nesmo mesmo dar crédito aos autores do press release ou do texto que copiaram.

Aqui não estou me referindo aos sites e fóruns de discussão que republicam textos de terceiros, dando o devido crédito a seu autor, com o intuito de informar seus leitores ou de repercutir o que saiu na imprensa. Essa prática é legítima e, goste-se ou não dela, veio para ficar com a internet. O problema, repito, reside na publicação de press release – ou de qualquer material produzido por terceiros – sem deixar claro para o internauta quem é o autor do texto e qual é a natureza desse escrito. Tem gente fazendo carreira na internet explorando o copiar e colar à exaustão e vendendo gato por lebre a muito leitor desatento.

É por isso que criei o Press Releases do Vinho. Nesse site, que fica num endereço separado do www.jornaldovinho.com.br (onde praticamente todos os textos são feitos por mim, jornalista profissional há quase 20 anos), só serão publicados textos de divulgação feitos por terceiros. Nada ali é jornalismo feito mim. É tudo press release. Dessa forma, espero, o internauta poderá tomar conhecimento de boa parte do material de divulgação sobre vinho que chega aos jornalistas e julgar, ele próprio, se os sites que ele frequenta fazem jornalismo ou releasismo.

Não quero posar de paladino da moral e dos bons costumes, tampouco iniciar uma caça às buxas. Pero que las hay, las hay!

Um esclarescimento mais do que necessário: não tenho nenhuma ligação comercial ou financeira com os autores dos releases e não presto assessoria de imprensa ou consultoria para ninguém do mundo do vinho.

Espero que o Press Releases do Vinho seja útil aos internautas. Vamos prestigiar os sites que produzem conteúdo próprio. Mas, se é para ler release, que seja então num site que deixa isso muito claro. Vamos fazer os reis do copiar e colar experimentarem um pouco do seu próprio veneno

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