Foco no vinho nacional
Duas iniciativas na capital paulista, a AOC Vinhos do Brasil e a Eivin, tentam melhorar o marketing e a distribuição dos rótulos brasileiros
Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br
31/08/2009
Na imensa maioria das lojas de vinhos do país, os rótulos nacionais são geralmente coadjuvantes, ofuscados pelos produtos importados, que dominam as prateleiras. Fora da Serra Gaúcha, principal zona produtora de tintos e brancos, é difícil encontrar um estabelecimento comercial que seja realmente especializado em vinhos nacionais. Inaugurada no final do ano passado, num bairro badalado da cidade de São Paulo, a Vila Olímpia, a AOC Vinhos do Brasil, como o nome indica, resolveu apostar exclusivamente no que é feito em terras verde-amarelas. Na verdade, a AOC é mais do que uma loja. Funciona como distribuidora exclusiva para o estado de São Paulo de onze vinícolas nacionais, sete do Rio Grande do Sul (Don Laurindo, Lidio Carraro, Gheller, Don Guerino, Milantino, Fabian, Irmãos Basso), três de Santa Catarina (Sanjo, Panceri e Villaggio Grando) e uma do Paraná (Dezem). No total, a AOC comercializa cerca de 160 rótulos das vinícolas parceiras. “É preciso criar um nome para vender o vinho brasileiro”, diz Christina Lopes, empresária originalmente do ramo das farmácias de manipulação que é um dos três sócios do empreendimento. O investimento no novo negócio requereu dois anos de planejamento e algumas viagens ao Sul do país para conhecer pessoalmente os produtores. “Algumas vinícolas toparam a parceria logo de cara, mas em outras não fomos recebidos tão cordialmente”, comenta Christina.
Para selecionar as vinícolas que fazem parte de seu catálogo, a AOC conta com os serviços dos enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz, que têm uma empresa de consultoria e também trabalham para alguns produtores nacionais. Ter um distribuidor em São Paulo partilhado com outras vinícolas nacionais de porte e interesses semelhantes faz com que os produtores associados à AOC não tenham de investir num escritório próprio na maior cidade do país, um mercado importantíssimo, mas com custos elevados. Além de ser um showroom dos vinhos que vende, a loja da AOC também pode funcionar como uma base operacional, um escritório fora da sede, para as vinícolas ligadas ao projeto. “Aqui temos uma sala para fazer degustações e apresentações e um escritório que podem ser usados pelo pessoal das vinícolas de passagem por São Paulo”, diz Christina, que espera abrir outras lojas da AOC no estado de São Paul0 se os negócios prosperarem.
Embora não tenha uma loja montada para o consumidor final como a AOC, a Eivin – Vinhos Nacionais Especiais é outra iniciativa recente baseada em São Paulo que tenta alavancar a venda de rótulos brasileiros de forma integrada, sem trabalhar a imagem de apenas uma marca, mas de várias. Seu foco principal de atuação são os restaurantes e os empórios especializados. A empresa foi criada por Marcio Marson, que representa em solo paulista os negócios da família, a Cave Marson, de Cotiporã, na Serra Gaúcha. Hoje, além da própria Marson, as vinícolas Cordilheira de Santana, de Santana do Livramento (RS), perto da divisa com o Uruguai, e a Terragnolo, do Vale dos Vinhedos, de Bento Gonçalves (RS), também estão na Eivin, que pretende desenvolver projetos em nível nacional. Além de ser uma forma de ratear os gastos de manutenção de uma estrutura comercial na capital paulista, a nova empresa possibilita criar iniciativas conjuntas para difundir a imagem do vinho nacional. “Queremos trabalhar o marketing e o desenvolvimento comercial das pequenas vinícolas do país”, afirma Marcio Marson. Em breve, mais três produtores devem se associar à Eivin.
Serviço
AOC Vinhos do Brasil
Rua Professor Atilio Innocenti, 970
Vila Olímpia, São Paulo
Tel.: (11) 3044-1697
Eivin
Rua Barão de Jaceguai, 1401
Campo Belo, São Paulo
Tel.: (11) 5042-3890/8212-9975
*Esta matéria foi originalmente publicada na edição de agosto de 2009 do Bon Vivant.
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