JV

DO Cava

A resposta espanhola ao champanhe

Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

07/03/2006

Mais de 200 milhões de garrafas de cava são produzidas anualmente
Mais de 200 milhões de garrafas de cava são produzidas anualmente

Origem: criado no final do século 19 como uma imitação do champanhe. O embrião da atual Denominación de Origen surgiu em 1959.

Tipo de vinho: espumante branco (e também rosado), feito pelo método tradicional ou champanhês (com a segunda fermentação na garrafa). Por lei, o cava tem de permanecer no mínimo nove meses em contato com as leveduras durante a segunda fermentação. Seu grau alcoólico deve se situar entre 10,8% e 12,8% de seu volume. A legislação permite produzir no máximo 1 hectolitro (100 litros) de mosto – mistura de suco de uva ainda não fermentado mais cascas, sementes e polpa da fruta – a partir de 150 quilos de uvas colhidas.

Zona de produção: em mais de 160 municípios da Espanha (136 da Catalunha , 23 da Rioja, 2 de Aragão, 1 em Valência e 1 em Badajoz). Nos vinhedos, as uvas brancas podem ter redimento máximo de 12 toneladas por hectare e as tintas, de 8 toneladas por hectare. A superfície plantada da DO é de cerca de 32 mil hectares.

Uvas: as três principais são Macabeo (também chamada de Viura), Xarello (também conhecida como Pansà Blanca) e Parellada, todas brancas e que compõem o blend da maior parte dos cavas. Também pode fazer parte do blend a Chardonnay. Na Rioja, usa-se a Malvasia Riojana (ali conhecida como Subirat Parent). Para os cavas rosados, utilizam-se Pinot Noir, Garnacha Tinta, Monastrel e Trepat.

Produção anual: mais de 200 milhões de garrafas (95% das quais saem da região do Penedés, a 40 km de Barcelona). Os grupos Freixenet e Codorníu são, de longe, os maiores produtores.

Os tipos de cava

A adição (ou não) do chamado licor de expedição, um xarope de açúcar e vinho, antes da colocação da rolha definitiva na garrafa é o que determina o grau de doçura do espumante espanhol. Abaixo, por ordem crescente de doçura, as classificações do cava, que devem aparecer em seu rótulo.

  • Brut Natural (Brut Nature): sem adição de licor de expedição.
  • Extra Brut: menos de 6 gramas de açúcar por litro.
  • Brut: entre 0 e 15 gramas de açúcar (a maior parte dos cavas está nesta categoria).
  • Extra-Seco: de 12 a 20 gramas.
  • Seco: entre 17 e 35 gramas.
  • Semi-Seco: entre 33 e 50 gramas
  • Doce: acima de 50 gramas.

Fontes: sites do Consejo Regulador del Cava e Wines from Spain e livros Atlas dos Vinhos de Espanha, de José Peñin, e Wine Companion, de Hugh Johnson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *